sábado, 9 de abril de 2011

Família Peralta: As Origens Portuguesas


Meu trisavô, o médico Antonio Botelho Peralta, patriarca do nosso ramo fluminense da família Peralta no Brasil¹.
Os pais de Antonio Botelho Peralta: Josefa Tommasia e Alexandre Botelho Peralta
Theresa de Jesus e Luiz Botelho Peralta, irmão de Antonio Botelho Peralta
Margarida Peralta, mãe de Atalives Peralta Pimenta, o primo português
Atalives Peralta Pimenta, o primo distante português, defronte a casa em que nasceu meu trisavô, em Mirão, Resende, no Viseu, berço dos nossos antepassados 

Como disse antes, a história - de família ou não -, nos reserva muitas surpresas e dúvidas.  Tive a grande satisfação de receber as fotos acima, enviadas pelo sempre atencioso primo português, Atalives Peralta Pimenta, descendente dos nossos ancestrais comuns. Estas fotos revelam o que quase todos na nossa família brasileira desconheciam até agora: as faces dos antepassados portugueses, especialmente, do patriarca do nosso ramo fluminense da família Peralta no Brasil, o médico Antonio Botelho Peralta, meu trisavô.  

Para surpresa ainda maior vieram, também, fotos dos pais de Antonio Botelho Peralta, ou seja, meus tetravós. Embora não tenham data, provavelmente, são fotos das décadas de 1840 e 1850, pois, sabe-se que a tetravó Josefa Tommasia faleceu prematuramente em 1847, conforme os documentos que o primo português enviou, e que o Dr. Peralta deixou Portugal entre os anos de 1857 e 1858. Atalives relata ainda alguns fatos curiosos, que precisamos pesquisar melhor, sobre os motivos da vinda de Antonio Botelho Peralta ao Brasil.  

Parece que,  ao concluir seu curso na escola de medicina do Porto, Antonio teria deixado seu país pelo amor de sua mulher, Maria Adelaide de Burgos Chapuzet Villet, a qual não contava com a aprovação do seu pai, pois preferia uma namorada que ele tinha na sua região natal, falecida em seguida ao seu desaparecimento. Segundo a tradição familiar dos que permaneceram em Portugal, Alexandre Botelho Peralta, o pai de Antonio, nunca soube de seu destino e percorreu seu país inteiro em busca dele, em vão. Muitos pensavam que ele tivesse sumido em algum naufrágio nas águas do Douro, principal via de ligação entre a cidade do Porto e Resende, na ocasião. Alexandre Botelho Peralta teria morrido demente, atormentado pelo inexplicável desaparecimento do filho. Durante gerações, não houve qualquer notícia do seu paradeiro, até quando iniciei a correspondência com os distantes parentes portugueses. Uma história a ser pesquisada. 

As demais fotos, publico em homenagem aos parentes que remanesceram em Portugal. Luiz Botelho Peralta, o único irmão de Antonio, casado com Theresa de Jesus, deram continuidade à família Peralta naquela região de Portugal. Alguns descendentes de Theresa de Jesus e Luiz Botelho Peralta, emigraram para o Brasil nas primeiras décadas do século XX, estabelecendo-se em Santos, no litoral paulista. 

Num agradecimento ao esforço e à atenção do primo Atalives, que mandou-me estas fotos únicas e outros importantes documentos do passado, apresento a foto de sua mãe, Margarida Peralta, neta de Luiz Botelho Peralta, que rezava diariamente pela alma do tio-avô desaparecido. Na foto logo acima, o próprio Atalives, quem me ajudou a esclarecer nossas origens portuguesas. 

¹ N.B.: Sempre é preciso ressaltar que existem incontáveis famílias com sobrenome Peralta no Brasil e alhures que, por óbvio, não descendem das mesmas pessoas e não têm origem nos mesmos lugares. Neste blog cuido, exclusivamente, do ramo brasileiro da família Peralta que tem por ascendente comum o médico Antonio Botelho Peralta, filho de Josefa Tommasia e Alexandre Botelho Peralta, nascido em 1833, em Mirão, na vila de Resende, em Portugal, onde viveram seus pais e avós. Foi casado com Maria Adelaide de Burgos Chapuzet Villet, nascida em 1837, na cidade do Porto e filha de Ludgero José Villet e Rosa Adelaide de Burgos. O casal veio para o Brasil entre 1857 e 1858 e estabeleceu-se na região de Paty do Alferes (RJ), onde hoje se situa o município fluminense de Miguel Pereira.  Ambos faleceram em 1900, na cidade de Paty do Alferes, no estado do Rio de Janeiro. 

26 comentários:

Marcio Peralta disse...

A familia Peralta tem muitos descendentes em Portugal na zona do Ribatejo mas desconheço a origem.

Unknown disse...

Na margem sul , mais propriamente na quinta do anjo tambem existe uma grande parte da familia Peralta

Lisa Peralta disse...

Meu avô português emigrou para Santos no Brazil no principio do sec.XX. Retornou a Portugal anos mais tarde. Nao sei se teve filhos no Brazil. Seu nome era Fiel Pinho Peralta e nasceu em Candal, Viseu.

Cintia Peralta disse...

Minha família é do RS por parte de pai la na fronteira com Uruguai e Argentina. Achei muito interessante a história. Tava pesquisando sobre o nome, pra entender a origem dele, se era italiano, portugues.

Anônimo disse...

O meu nome peralta vem da quinta do anjo. Que vinha do meu avô,pai do meu pai. Chamava se Joaquim Peralta, e eu chamo me Vítor Peralta e moro na margem sul.

Unknown disse...

Peralta, meu avô materno veio de Esmoriz, Trás dos Montes, para Lorena/SP depois minha avó veio com seus dois filhos e grávida da minha mãe que nasceu em Lorena. Estivemos lá para conhecer as primas!!
Leila Peralta Areco São Paulo SP

Unknown disse...

Meu nome É Cristiano Peralta e sou do norte do Rio Grande do Sul de uma cidade chamada Federico Westphalen aqui tenho uma grande quantia de familiares com sobrenome Peralta

vania peralta disse...

Bom dia, chamo-me vania peralta, achei muito curioso o texto e coicidencia ou não o meu bisavo chamava-se Antonio Botelho Peralta e vivia em Mirao Resende, assim como a maior parte da familia, o meu tataravo morreu numa embarcação no douro o meu avo já no Porto chamava-se Manuel Botelho Peralta e a tia da minha mae (manuela Peralta) também sua tia queria batiza-la com o nome de Margarida Peralta em homenagem a alguém da falimia...curioso não!?

vania peralta disse...

Bom dia, chamo-me vania peralta, axei muito curioso o texto pois o meu bisavo chamava-se Antonio Botelho Peralta e habitava em resende Mirao , assim como a maior parte da fmilia, o meu tataravo morreu nula embarcaçao no douro onde era barqueiro, o meu avo já no porto chamava-se manuel botelho Peralta e segundo a minha mae a sua tia e também madrinha queria batiza-la com o nome de Margarida em homenagem a alguém da família...
Curioso não!?

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Prezada Vania, acredito que existiu outro Antonio Botelho Peralta, homônimo do meu trisavô médico. Quem pode explicar esta coincidência é Atalives Peralta Pimenta, meu primo distante, que mora em Resende e é filho de Margarida Peralta.

Luma Pinheiro disse...

Caro Arthur.
Muito interessante, somos parentes! A família de minha mãe descende de Pati de Alferes onde Peralta, Bernardes e Pinheiro se uniram. Sou neta de Marieta Peralta Bernardes, Bisneta de Ernestina Peralta Bernardes portanto tetraneta de Antonio Botelho Peralta. Pela primeira vez estou lendo sobre os "Peraltas". Conheço bem a arvore Genealógica dos Bernardes. A partir partir desta é que comecei a ler sobre a família Peralta. Prazer em conhece-lo. Lucia

Luma Pinheiro disse...

Somos parentes! Minha família é de Pati de Alferes e Vassouras. Sou neta de Marieta Peralta Bernardes, bisneta de Ernestina Peralta Bernardes portanto tetraneta de Antonio Botelho Peralta! Prazer e parabéns pela pesquisa de Genealogia! Lucia

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Cara Lucia,
Que bom encontrar novos parentes, descendentes de Maria Adelaide e Antônio Botelho Peralta. É uma alegria conhecê-la é saber que gostou desta pesquisa. Um abraço.

Pokatour Produções disse...

Boa Noite, sou José luis Andrade Lisboa, neto de Manoel Lopes Peralta. Gostaria muito de saber se existe ligação com a família Peralta. Como faço isso? Minha mãe fala muito da origem Portuguesa de sua família.

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Olá, José,
Como eu disse são inumeráveis as famílias com o sobrenome Peralta. É difícil saber se há ligações. Você precisa descobrir o nome dos ascendentes com o sobrenome Peralta, até onde conseguir, para saber de onde eles vêm. Meus antepassados, como está descrito no blog, são oriundos da vila de Resende, no Viseu, no vale do Douro. É um trabalho que exige paciência e pesquisa, em arquivos e registros históricos, que hoje existem em grande número na internet. Boa sorte. Abraço.

Unknown disse...

Olá Peraltas!
Meu nome é George G.Lopes Peralta
Filho de:Paulo de Andrade Peralta nascido por volta de 1938 no (RJ)Brasil.
Não tenho muita informação, pois não vivi com meu pai.
Irei me aprofundar nessa busca!
Volto em breve,alguém tendo conhecimento com Paulo de Andrade Peralta nascido por volta dessa data 1938 (RJ),CHAMA AQUI!
Forte abraço aos Peraltas,sendo ou não da mesma árvore.

Unknown disse...

Meu nome e Roberto Peralta e a minha família Peralta tem origem da catalunia Espanha, onde se diz que é o lugar de onde originou esse sobrenome estraido de perales ou seja plantações de peras

Anônimo disse...

Olá a todos e todas o meu nome é Sónia Peralta a minha família e do baixo Alentejo na fronteira com Espanha perto da cidade de Moura mais precisamente Santo Aleixo da Restauração o nome Peralta e originário de Espanha e apareceu em Portugal depois da inquisição em Espanha existe relatos que era de uma família muito importante judaica que fugiu para Portugal no inicio da inquisição e isso pode ser comprovado no livro OS CULPADOS onde estão todos os nomes dos novos cristãos convertidos ao cristianismo a nível histórico comprovado só consegui ir até aí.
Grata pela partilha.

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Olá, Sonia. Prazer em conhecê-la. Muito obrigado pelas informações. Um abraço a todos vocês.

Tguerra disse...

Olá a todos os Peraltas! Me chamo Thiago Peralta Guerra e sou de Belém do Pará. Há um grande número de Peraltas em Belém e todos descendentes de Cornélio Magno da Cruz Peralta, meu trisavô. Ele nasceu aproximadamente em 1870 e se casou Elisa Leduc Peralta. Em minhas pesquisas não consegui encontrar os ascendentes dele. Meus tios dizem que a família veio originariamente da Espanha e depois se estabeleceram no Paraguai e Uruguai. Somente ao fim do século XIX chegaram ao norte do Brasil.

Anônimo disse...

Meu avô era espanhol (Gabriel Peralta). Após casar-se com minha avó (Tereza Rondon Peralta), veio para o Brasil, estabelecendo-se primeiro na região de Ribeirão Preto, sp (zona rural) e, depois foi para Monte Azul Paulista, também na zona rural. Sempre pensei que haviam Peraltas só da Espanha, mas lendo esse precioso documentário, a respeito dos Peralta, percebi que de Portugal também vieram Peraltas para o Brasil...

Anônimo disse...

Boa noite
Me chamo marcos perata
sou de Catanduva sp
meu finado pai se chamava Manoel peralta filho descendente de espanhol e minha finada mãe Holanda Ferracine tbem descendente de italiana , com e bom saber o quão grande são as familias , infelizmente sabemos muito pouco da nossa familia e de onde viemos NÃO e verdade , DEUS ABENÇOE A TDS 🙏🙏

Jessica Garcia Peralta disse...

Interessante

peraltta disse...

Olá me chamo Jose peralta, meu pai Joaquim peralta era de Resende Cinfães, minha avó paterna era brasileira de seu nome Adelaide Peralta, Parabéns a todos os Peraltas

Anônimo disse...

José Alexandre Veríssimo Peralta Guimarães muito bonito pesquisar mais além e ver de onde, vem os nomes, as histórias, o que significam, e significaram, e irão significar para sempre. Muito orgulho em ser Peralta

Edison Ferreira e Silva disse...

Meu Avo se chamava Antonio Peralta Ferreira, segundo neto de Antonio Botelho Peralta. Meu avô era filho da primeira filha de Antonio Botelho. Tinha dois irmãos, mas só conheci um a tia Laurita como era conhecida. Meu avô foi contador do Palacio do Catete ectrabalhou junto a Getulio Vargas até seu suicidio em 1954. Sou medico oftalmologista em Niterói, tenho fois filhos oftalmologista e o msis novo tb tem o nome de Antonio em homenagem ao meu avô. Na ocasião do seu nascimento sinda não conhecia a história da família e por coincidência tem o none do seu quinto avo medico tb