quarta-feira, 4 de agosto de 2010

No Velho Guaribu: Familia Peralta

A trisavó Leocádia Calvet de Avellar Simões entre seus netos, na varanda do velho casarão do Guaribu, em fins da década de 1930. Nos dois cantos superiores da foto estão Arthur e Dyrce Peralta. 
Debruçados sobre a barragem do açude do Guaribu: meu avô Arthur Carlos Peralta, tendo à esquerda minha avó Dyrce e, ao lado desta, a tia-avó Herundina Nídia Peralta.











 
Os jovens da família Peralta, na Fazenda do Guaribu, em Avelar, município de Paty do Alferes (RJ) em meados da década de 1930. Situada na serra fluminense, foi fundada em fins do século XVIII pela família Avellar, nossos antepassados. Seu fundador, o tenente Antonio Ribeiro de Avellar foi testemunha de defesa de Tiradentes e este depoimento consta dos famigerados "autos de devassa" da Inconfidência Mineira. Os Ribeiro de Avelar eram pioneiros cafeicultores no Brasil e possuíam inúmeras fazendas ao longo do vale do rio Paraíba do Sul. As terras da Fazenda do Guaribu ainda em estão mãos da família Peralta, alguns dos quais lá residem.

Na foto ao alto, no meio dos seus netos, aparece minha trisavó Leocádia Calvet de Avellar Simões, sentados nos bancos em pedra de cantaria, da grande varanda do casarão, que se debruçava sobre o vale. Nesta foto, também, aparecem meus avós, nos dois cantos superiores. Na foto seguinte, meus avós Dyrce e Arthur Carlos Peralta aparecem como terceiro e quarto da esquerda para a direita, mergulhados no velho açude que era destinado, no passado remoto, a mover um dos primeiros geradores elétricos da região. Ao lado esquerdo de Dyrce Peralta está minha tia-avó, Herundina Nídia, que residia no Guaribu e alguns de seus filhos ainda moram lá. Nas demais fotos, minha avó aparece em primeiro ou segundo plano em várias delas. Na foto logo acima, aspecto geral da sede da fazenda do Guaribu, em meados da década de 1930, quando ainda existiam, diante do casarão, três das quatro palmeiras imperiais originais.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo resgate de toda a história dos Peralta. Muito bom ver a Fazenda Guaribu tão bela e ainda com ar de fazenda, bem diferente de hoje.
Sou casado com Beth Peralta, filha de sua tia-avó Herundina Nídia e sou um dos que moram na fazenda até hoje.

Unknown disse...

Parabéns mesmo, apesar de não pertencer a família Peralta, fui criado até aos onze anos próximo a eles. Estudei com a Senhora Nidia nos anos 70, quando a merenda ainda era em sua residência.
Hoje moro na cidade, e so volto pra visitar parentes que por lá ainda residem, e matar saudades da infância!
A propósito, sou Sergio Luiz Pereira, sobrinho de Abílio Nicolau Pereira, o qual muitos da familia Peralta deve recordar, pois o mesmo trabalhou muitos anos para o Senhor Chico Peralta(Sr Chiquinho).

Unknown disse...

Sou Lilia, primeira
neta de Herundina Peral
Ta para nos a vovo nenen tao amada e idolatrada por todos.
,







Unknown disse...

Emoçáo em poder reviver momentos de minha vida recordando ferias escolares na Casa Grande da Fazenda do Guaribu.

Anônimo disse...

Genteeee, fui ,sem imaginar q acharia algo, pesquisar sobre o casarão do Guaribú e achei essa maravilha de registros!!!! Sou Camilla, filha de Reg Peralta, neta de Celina Alda Peralta Dawes