Desenho de propaganda oficial sobre o Muniz M-9 |
Aeronave Muniz M-9 fabricada no Brasil em 1939 |
Há oitenta anos, no dia 25 de abril de 1939, na ilha do Engenho, situada na baía da Guanabara, a
Fábrica Brasileira de Aviões, sucessora da Companhia Nacional de Navegação Aérea (a primeira fábrica de aviões do Brasil), entregava
ao Exército as cinco primeiras unidades do modelo M-9, que vinha com um motor mais potente e alguns
aperfeiçoamentos técnicos em relação ao modelo anterior, o M-7, o primeiro avião fabricado em série no Brasil, com muitos componentes nacionais. O novo modelo era equipado
com um motor britânico De Havilland Gipsy, de 200 HP, com seis cilindros em linha,
refrigerado a ar. O avião foi idealizado pelo oficial da aviação militar,
Antonio Guedes Muniz. O vôo inaugural das aeronaves, inclusive com manobras aéreas, foi
realizado por um grupo de oficiais aviadores do Exército brasileiro, entre os
quais meu avô, na ocasião primeiro tenente aviador Arthur Carlos Peralta. Acima estão fotos
do modelo e a notícia publicada no jornal Correio da Manhã.
Esses aviões e a empresa que os fabricava foram precursores da produção nacional de aeronaves que, décadas mais tarde, com o surgimento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e da Embraer, tornariam a engenharia aeronáutica brasileira reconhecida mundialmente e os aviões fabricados no Brasil, com qualidade e excelência respeitada internacionalmente, voariam em países de todos os continentes.
Esses aviões e a empresa que os fabricava foram precursores da produção nacional de aeronaves que, décadas mais tarde, com o surgimento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e da Embraer, tornariam a engenharia aeronáutica brasileira reconhecida mundialmente e os aviões fabricados no Brasil, com qualidade e excelência respeitada internacionalmente, voariam em países de todos os continentes.
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