Jornal A Noite - 13/08/1944 |
Notícia do Correio da Manhã (RJ) - 07/03/1950 |
Inaugurada oficialmente em 1946, a rota ligando o Rio de Janeiro a La Paz pelo Correio Aéreo Nacional (CAN) teve expedições precursoras nos anos que antecederam. Em agosto de 1944, meu avô, então capitão aviador Arthur Carlos Peralta deu o passo inicial, comandando uma esquadrilha da Escola de Aeronáutica, que voou da capital federal até Santa Cruz de la Sierra, para homenagear a formatura de oficiais aviadores bolivianos, façanha que o fez receber a comenda da ordem nacional "El Condor de Los Andes" (a mais alta condecoração daquele país andino) pelo pioneirismo e arrojo desta missão.
Após várias negociações diplomáticas para a autorização da operação desta rota pelo Correio Aéreo brasileiro, no dia 20 de agosto de 1945, há setenta anos, pilotando o Beechcraft C-45 1349 da FAB, meu avô, juntamente com o major aviador Geraldo Menezes Silva e o segundo-sargento Erckonwalde de Barros Filho, faria a segunda viagem oficial do CAN à Bolívia, cuja ligação, inicialmente, findava em Santa Cruz de la Sierra. Somente em 5 de março de 1946 a rota até La Paz seria oficialmente inaugurada pelo Douglas C-47 (DC-3), pilotado pelo major aviador Geraldo Menezes Silva e pelo capitão aviador Paulo Cunha Mello, além dos sargentos Ewandro e Mariano, sobrepujando altitudes espetaculares sobre a cordilheira dos Andes.
Foi a expedição pioneira da esquadrilha da Escola de Aeronáutica, em 1944, que determinou a rota inicial mais segura e cimentou os laços de amizade que uniriam os esforços aeronáuticos dessas duas nações sul-americanas para o desenvolvimento das suas mútuas relações de cooperação continental.
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