domingo, 11 de abril de 2010

Cel. Av. Paulo Fernando Peralta




O casamento com Maria Ângela Soares Peralta, em 05/01/1963. 

 

Meu tio, o coronel aviador Paulo Fernando Peralta (1938-2004), filho de Dyrce e Arthur Carlos Peralta. Era o segundo de cinco irmãos homens e foi o único destes que seguiu a carreira militar do pai. Na foto ao alto, o  primeiro à direita, com sua turma de cadetes. Logo abaixo, na cerimônia do espadim, ao lado de minha avó Dyrce Peralta. Nas fotos do meio, jovem primeiro-tenente aviador, piloto de caça, ao lado de um jato Lockheed TF-33 Shooting Star, da FAB, em 1963. Logo acima, ao lado da esposa, tia Maria Ângela Soares Peralta, e de minha avó Dyrce Peralta. Ao fundo, um Avro C-91, do Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB. Durante o governo João Figueiredo, foi piloto do Boeing presidencial, lotado no Gabinete Militar da Presidência da República. Integrou a representação brasileira na Junta Interamaricana de Defesa, em Washington, nos EUA. Era um dos maiores especialistas brasileiros em investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Atuou no SIPAER e foi chefe do CENIPA, em Brasília (DF). Desde 2010, empresta seu nome à biblioteca da sede do CENIPA.

9 comentários:

Ana Paula Peralta disse...

Arthurzinho, gostei muito do que escreveu sobre o meu pai,algumas coisas eu não sabia... excelente pesquisa.Beijo, primo.

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Obrigado, Ana Paula. Beijos, prima.

Eduardo Brazil disse...

Foi bom ler um pouco da vida do meu amigo Peralta. Faltou dizer que ele era radioamador com o indicativo de PT2FAB quando estava em Brasilia e depois já no Rio de Janeiro como PY1FAB. Estive a convite dele no casamento de sua filha em Brasília, onde pude conhecer pessoalmente a Maria Angela e toda a família. Se perguntar a ela sobre o Brazil, amigo do Peralta, ela deverá lembrar-se.
Você podia montar uma árvore genealógica e escrever a história de cada membro da família. Isso seria ótimo e não seria perdido. Pode colocar as fotos e fatos importantes. Não se paga nada por isso em www.familysearch.org
Abraços em todos e obrigado pelas doces lembranças.
Eduardo Brazil - PY1AFL - Rio de Janeiro
braziledu@gmail.com
Phone (21)2678-7811 e (21)98754-3487

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Obrigado pelos comentários, Eduardo Brazil. Na verdade prefiro escrever minhas histórias de família aqui mesmo no blog, na medida das pesquisas e da inspiração. Quem sabe um dia me anime a montar uma árvore genealógica com as histórias. Abraços.

Unknown disse...

Serviços com o cel peralta na década de 80 no antigo EMFA.Me foi uma honra. Por ter saído da FAB em 91, não tive mais notícias dele. Faleceu em 2004? Foi a oficial general? Wercileyjr1960@hotmail.com

Unknown disse...

Muito bom encontrar esses excertos de biografia do Cel. Fernando Peralta, como eu o conheci como radioamador PT2FAB aqui em Brasilia-DF. Excelente colega e amigo. Tive oportunidade de tomar mais de um café na sua residência quando conheci sua digníssima e amada esposa. MIGUEL RENDY PY2IQ Ex-Diretor de Radioamadorismo - LABRE-DF. Parabéns pela nota.
mrendy@uol.com.br
Brasilia-DF

Anônimo disse...

Trabalhei como sargento desenhista, no Gabinete do Ministro da Aeronáutica - ainda era assim denominado o que o hoje é Comando da Aeronáutica - , de 1978 até 1985. Nesse período conheci o Coronel Aviador Peralta. Em 1985 fui para o que hoje é Ministério da Defesa e, à época era Estado-Maior das Forças Armadas. Antes o Cel Peralta fora para os Estados Unidos, como Adido Militar e retornou a Brasil para servir exatamente na mesma unidade que eu. Tive, pois a felicidade de trabalhar com ele duas vezes. Sempre valorizou meu trabalho e me incentivou a ser um militar e técnico em busca de qualidade. As lembranças que tenho dele são de uma pessoa séria em relação ao senso de dever e afável em relação ao senso de conviver. (Wilson Barboza da Silva - 1º Sgt Refm.

Anônimo disse...

Obrigado pelo seu relato sobre a vida e carreira do nosso grande amigo Paulo Fernando Peralta, que já partiu algum tempo para outro plano a que chamo de Mundo Espiritual. Há algumas coisas que você fala e que eu havia escutado da própria boca do Cel. Peralta.
Quando eu o conheci pessoalmente foi no casamento de uma de suas filhas, em Brasília e o Cel. Peralta fez questão de eu pudesse estar lá no casamento, quando então, conheci sua esposa Mariangela e parte da família.
Essas informações sobre ele e toda a família, farei um resumo e colocarei em recordações no perfil dele no Site do FamilySearch, onde estão as informações básicas

WILSON BARBOZA DA SILVA disse...

Agradeço eu a você, amigo. Boa sorte nessa busca biográfica.