domingo, 28 de março de 2010

Chalbaud y La Escosura

Fonte: familysearch.org
Página do registro da família Chalbaud y la Escosura, no censo nacional da Argentina, realizado em 1895, quando Federico, Maria del Carmen Chalbaud y la Escosura e seus filhos moravam em Buenos Aires. Mudaram-se definitivamente para Curitiba, no início do século XX. A profissão de Federico Chalbaud consta como sendo corretor da bolsa de valores.

Federico Chalbaud y Pelletán

 

A trisavó Maria del Carmen Chalbaud y la Escosura nasceu em Manila, nas Filipinas, que então era território espanhol. Foi casada com Federico Chalbaud y Pelletan. Era filha de Juan de la Escosura y Morrogh e Macrina de la Escosura y Alonso. Seu pai foi "marcador mayor del reino" e diretor de ensaios da casa nacional da moeda da Espanha. Era sobrinha de Patrício de la Escosura, militar e político progressista da Espanha do século XIX, que foi ministro em vários gabinetes de governo e comissário régio das Filipinas, além de orador e escritor, conhecido pela eloquência do estilo.

Eram seus tios, também, Mario, Luís e Narciso de la Escosura y Morrogh, todos ligados às ciências e artes na Espanha do século XIX. Seu avô, Jerônimo de la Escosura, foi um renomado militar e historiador espanhol, com grande atuação na guerra de independência que a Espanha travou contra a ocupação napoleônica. Jeronimo de la Escosura foi casado com Anna Morrogh Walcott, de ascendência inglesa. 

Maria del Carmen teve oito filhos, entre eles minha bisavó Josefina (Finita) Chalbaud Biscaia. O trisavô Federico Chalbaud y Pelletán nasceu em Madri em 1864 e faleceu em Curitiba, em 1918. A família veio da Espanha para a América em fins do século XIX, estabelecendo-se definitivamente em Curitiba no início do século passado, após um breve período residindo no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Ela faleceu em Curitiba, em maio de 1931.


Os irmãos Chalbaud, filhos de Maria del Carmen e Federico Chalbaud, reunidos em Curitiba, em 24/10/1965, no aniversário de oitenta anos de Maria Carmen Chalbaud Sampaio (conhecida como tia Maria): em pé: Mercedes Chalbaud Pinto; minha bisavó Josefina (Finita) Chalbaud Biscaia e Julia (Julinha) Chalbaud Leinig. Sentados: Concepción (Conchita) Chalbaud Carrano; Evaristo Chalbaud y la Escosura; Maria Carmen Chalbaud Sampaio (a aniversariante) e Joana (Joanita) Chalbaud Misurelli. As mulheres casaram-se e viveram em Curitiba (PR), possuindo vasta descendência nesta cidade. Evaristo Chalbaud retornou à Argentina nos anos 1910, estabelecendo-se em Buenos Aires, onde constituiu sua família.

8 comentários:

MauroSimião disse...

Arthur ficamos muito felizes em ver as fotos e demais registros da família Chalbaud y La Escosura da qual temos a honra de sermos descendentes. Obrigado.
Mauro Roberto Simião, filho de João Lorenço Simião e Mary Pinto Simião, esta filha de Ismael de Miranda Pinto e Mercedes Maria Chalbaud Pinto, a Tia Mercedes. Junto comigo acompanharam esta leitura a minha mulher Marcia Maria Kulczycki, minha irmã Iara Maria Pinto Simião e minha mãe, Mary Pinto Simião (82), filha da Mercedes.

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Muito obrigado a vocês. Abraço.

Unknown disse...

Saudações Arthur
Eu escrevo da Venezuela, eu sou um descendente de Esteban Cardona Chal, Chal Pelletan irmão Federico. Estou em um projeto multifamiliares, um amplo árvore genealógica Chalbaud. A árvore genealógica que estou fazendo sobre o www.Myheritage.com site. Já os membros da árvore de quase todas as famílias diferentes Chalbaud da Venezuela, Argentina e os EUA, Espanha e Brasil ainda estão faltando muitos ramos.
Gostaria que você também participar deste projeto, porque eu vejo que você tem muita informação lso Chalbaud no Brasil.
Meu email é godochal@hotmail.com, eu preciso do seu endereço de email para convidar árvore genealógica.
Eu digo adeus
Atenciosamente,
Armando Godoy, filho de Daniel Godoy Chalbaud

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Obrigado pelo contato, Armando. Vou remeter-lhe um e-mail com meu contato. Um abraço,

Unknown disse...

Olá Arthur!

Minha esposa, Vicky Moreno Chalbaud, é bisneta de Evaristo. Meus filhos têm sangue Chalbaud nas veias.

Patricio de la Escosura y Morrogh, irmão de Juan, foi um grande escritor. Seu poema "El bulto vestido del negro capuz" (1835) está incluído no livro Os mil melhores poemas da língua castelhana, de José Bergua.

Francisco Martelli

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Olá, Francisco, prazer em conhecê-lo. Tive contato com muitos filhos e netos do tio Evaristo Chalbaud, que moravam na Argentina e visitavam minha família em Curitiba. Abraço.

Anônimo disse...

Olá Arthur!
Sou bisneta da Joana (Joanita) que está majestosa nessa foto. Estou muito feliz em encontrar esse seu registro e vou mostrá-lo a meu pai, Roberto. Também sou curitibana e estou me perguntando por qual motivo nunca nos conhecemos....
Abraços, Renata

ARTHUR CARLOS PERALTA disse...

Olá, Renata, prazer em conhecê-la. De fato, a família cresceu muito e com o desaparecimento dos mais velhos, foram diminuindo as chances de encontros familiares, onde poderíamos nos conhecer antes. Lembro muito bem da tia Joanita. Visitei-a algumas vezes com minha mãe e minha avó, no apartamento onde ela morava na rua Benjamim Constant. Conheci, também, o Vicente Misurelli Neto, falecido recentemente, uma pena. Um abraço.